As empresas convivem diariamente com riscos. Propriedades, obras e pessoas estão sujeitas a incêndios, catástrofes naturais e riscos de morte, acidentes que podem causar danos materiais, interrupções dos negócios, danos de imagem e, dentre estes eventos, perdas irreparáveis.

Através do “gerenciamento de risco” é possível identificar esses riscos e propor soluções para mitigar, ou mesmo, evitar eventuais perdas. Em linhas gerais, há três caminhos a seguir: o auto seguro, com recursos financeiros para cobrir possíveis danos; transferência total ou parcial do risco a uma seguradora, contratando uma apólice no mercado; e por fim, buscar soluções que reduzam a exposição ao risco.

No entanto, ainda é muito comum encontrar empresas que se dedicam pouco ao terceiro aspecto: a identificação e a redução dos seus riscos a partir da implantação de melhorias. E este é um ponto fundamental – de partida – para qualquer gestão de risco que se pretenda efetiva.

Na AXA Matrix – empresa do Grupo AXA dedicado à consultoria de riscos – o risco é avaliado de forma holística e, com sua expertise, procura ser aliada das empresas justamente na identificação e avaliação de seus riscos (risk assessment) e na proposição de soluções e melhorias (loss prevention). Essa parceria é importante, pois, com ela, as corporações conseguem, de fato, entender e avaliar seus riscos, adotar medidas para atenuá-los e, com isso, reduzir as exposições, podendo refletir em melhores condições das apólices de seguro.

Para que este trabalho seja efetivo, é preciso tratar o risco holisticamente. O que isso quer dizer? Significa avaliar todas as suas possibilidades de impacto. Um incêndio, para ficar só neste exemplo, não traz danos somente à propriedade da empresa. Ele pode paralisar uma operação, causando perda financeira, danos a empregados e terceiros, manchar a reputação, etc. Uma gestão eficiente do risco precisa partir desta visão mais ampla, 360º. Só assim as corporações estarão, de fato, mais seguras em relação aos riscos e seus possíveis impactos.

Claro, para que essa parceria renda resultados para as empresas, são necessários muita experiência e know-how. No Brasil, a AXA Matrix conta com uma equipe de engenheiros dedicados a esse trabalho de consultoria de risco e prevenção de perda, atuando, em todo o país e na América do Sul. Eles possuem especialidades diferentes, têm experiência nos mercados de seguro e de consultoria e, passaram por treinamentos na própria AXA Matrix. A formação e capacitação deste time é um ativo crucial, ainda mais em um país onde não existe a disciplina de engenharia de risco nas universidades.

Enfim, se o risco existe inexoravelmente em todo negócio, que se dê a ele o tratamento adequado. O seguro é importante, mas a AXA também pode ser uma aliada na gestão de risco das empresas, seguradas e não seguradas.