A AXA no Brasil está comprometida com os princípios, processos e boas práticas Ambientais, Sociais e de Governança (ASG), do inglês “Environmental, Social and Governance (ESG)”. Acreditamos na defesa dos direitos humanos e na importância de agir agora para mitigar as consequências do aquecimento global.

 

Direitos Humanos

Estamos comprometidos na defesa de direitos humanos reconhecidos internacionalmente, como definido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas, as normas fundamentais da Organização Internacional do Trabalho e os Princípios Orientadores para a implementação do Quadro das Nações Unidas “Proteção, Respeito e Remédio” (“Princípios de Ruggie”). Veja mais em nossa Política de Direitos Humanos.

A nossa política de Direitos Humanos baseia-se em uma avaliação utilizada para identificar os direitos humanos impactados pelas atividades empresariais das seguradoras (seguros, investimentos, operações) e para definir áreas prioritárias para a devida diligência de direitos humanos na AXA. A “Responsabilidade de respeitar os direitos humanos”, conforme estabelecido nos princípios de Ruggie, formou a base para essa avaliação e exige que as empresas:

  1. Evitem causar ou contribuir para os impactos adversos dos direitos humanos através de suas próprias atividades e abordar tais impactos quando ocorram;
  2. Busquem prevenir ou mitigar impactos adversos dos direitos humanos que estejam diretamente ligados às suas operações, produtos ou serviços por suas relações comerciais, mesmo que não tenham contribuído para esses impactos.

O escopo da avaliação incluiu, assim, os impactos dos direitos humanos da AXA em relação aos seus funcionários e clientes de seguros, bem como os impactos dos direitos humanos causados por nossos parceiros de negócios nas áreas de investimento, seguros e compras. Levando em conta a nossa capacidade de influenciar o cumprimento das normas de direitos humanos, a análise se concentrou em parceiros de negócios com os quais temos relações contratuais, bem como investimentos onde temos um nível significativo de controle.

A base para a identificação dos direitos humanos foi a Declaração Internacional de Direitos Humanos, constituída pela Declaração Universal dos Direitos Humanos (UDHR); o Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos (ICCPR); e o Pacto Internacional pelos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (ICESR).

A lista composta por mais de 35 direitos humanos foi analisada para determinar se uma seguradora poderia ter impactos adversos sobre eles ou se teria a capacidade de proteger ou mitigar possíveis violações desses direitos. Para cada direito humano foi determinada a relevância nas atividades empresariais realizadas pela AXA. A lista resultante de direitos humanos “relevantes” (ver apêndice da Política) foi então “agrupada” e usada como ponto de partida para analisar quais das nossas atividades empresariais podem impactar nos direitos humanos identificados. As seguintes atividades foram consideradas em escopo:

Seguro

Impactos diretos nos direitos humanos dos clientes; impactos indiretos sobre os direitos humanos de terceiros através de relações com clientes corporativos que são ativos em setores e/ou países com alto risco de direitos humanos.

Setores em risco

  1. Agricultura e alimentos (incluindo varejo)
  2. Construção
  3. Fabricação industrial
  4. Mineração e metais

Investimento

Impactos indiretos nos direitos humanos de terceiros por meio de investimentos em empresas que atuam em setores e/ou países com alto risco de direitos humanos.

Setores em risco

  1. Agricultura e alimentos (incluindo varejo)
  2. Fabricação industrial
  3. Mineração e metais
  4. Petróleo e gás

Aquisição

Impacto indireto nos direitos humanos de terceiros através de relações com fornecedores de nível 1 (outros fornecedores estão fora de alcance).

Relações com os funcionários

Impacto direto nos direitos humanos dos funcionários da AXA.

Os resultados dessa análise levaram ao desenvolvimento da Política de Direitos Humanos.

Plano de Vigilância

Recentemente, adotamos nosso Plano de Vigilância, indo além nos compromissos ESG. Nele constam nossos princípios relacionados às questões sociais e às questões ambientais, que demandam uma ação urgente no âmbito internacional.

Este plano, seguido globalmente pela AXA, reflete nosso compromisso com padrões internacionais gerais e setoriais específicos, como o Pacto Global da ONU, os Princípios das Nações Unidas para o Investimento Responsável e os Princípios das Nações Unidas para o Seguro Sustentável. Ele também determina normas e padrões a serem seguidos para identificar e prevenir graves violações dos direitos humanos e abusos ambientais. Veja na íntegra o Plano de Vigilância.

Dando um passo além em nossa Estratégia Climática, revisamos em 2021 a nossa política energética para fortalecer o apoio da companhia à transição net-zero e às energias verdes e de baixo carbono. Para nós é fundamental acelerar a transição do setor energético para um modelo mais sustentável, consistente com as trajetórias Net-Zero.