Nós apoiamos as tecnologias “verdes” em nossos produtos e serviços de seguros para clientes de varejo e para e empresas, sobretudo para o setor de energia eólica.

Por isso, assumimos os seguintes compromissos:

  • Comercializar € 100 milhões em seguros (prêmios) para  negócios “verdes” (energia renovável; edifícios ecológicos; veículos elétricos), por linha de negócio, considerando o desempenho de todo o Grupo.
  • Aumentar em 55 % até 2016 nosso prêmio bruto em energia eólica off-shore em relação a 2013.
  • Aumentar a nossa capacidade interna de energia eólica em resseguro interno para 450 milhões de euros (aumento de 80% em relação a 2013) e diversificar nossa presença geográfica fora da Europa.

De forma inovadora o Grupo oferece soluções de seguros para setores impactados pela mudança climática, como o seguro paramétrico. Em 2013, a AXA Corporate Solutions passou a oferecer esses seguros paramétricos em resposta aos eventos climáticos atípicos, como um inverno muito quente ou um verão muito chuvoso, situações que podem interromper a produção agrícola e deixar populações vulneráveis, especialmente em relação a segurança alimentar. Combinando o uso de imagens de satélite e um novo modelo econômico com compensação rápida e custos de administração de sinistros muito baixos, o seguro paramétrico permite que a AXA estenda  para países emergentes a cobertura baseada no clima.

Produtos para ajudar diminuir os impactos das mudanças climáticas

A AXA França incentiva a restauração e “alternativas verdes”, oferecendo pacotes como “Troubleshooting Pack” e “New Energies Pack” para clientes individuais. O Troublehooting Pack oferece substituição de um dispositivo por outro mais eficiente em termos energéticos. O New Energy Pack garante o equipamento de energia renovável e acompanha assim os clientes em seu compromisso ambiental.

A AXA Alemanha acompanhou o desenvolvimento de parques eólicos com soluções abrangentes que cobrem desde a fase de instalação, quebra de máquina até perda de negócios e responsabilidade civil. Esse projeto ofereceu a oportunidade de aumentar os conhecimentos essenciais em relação à subscrição. Somos uma das principais seguradoras de energia renovável ​​na Alemanha.

Seguro paramétrico: inovando para ajudar as populações a se adaptar às consequências das mudanças climáticas

AXA Corporate Solutions assinou uma parceria com o Global Index Insurance Facility (GIIF) do Banco Mundial para desenvolver o seguro paramétrico em países em desenvolvimento, principalmente na África, Ásia e América Latina.

Para oferecer soluções em países desenvolvidos, a AXA Venture Partner, o fundo de venture capital da AXA criou em fevereiro de 2015 a ClimateSecure, empresa que pretende fornecer soluções de prevenção e cobertura de seguros para setores sensíveis ao clima, como construção, transporte e agricultura.

AXA na COP 21

Como parceiro oficial da COP 21, o Grupo AXA reafirma a necessidade de todos, incluindo a sociedade civil e as empresas, apoiarem esse acordo que tem um ambicioso desafio climático , tanto para limitação a escala de emissões de carbono como para definir estratégias ambiciosas de resiliência.

Como investidor institucional, o Grupo AXA assumiu compromissos concretos para reduzir a magnitude das mudanças climáticas em maio de 2015, durante o “Dia do Clima Financeiro”.

Além da mitigação de riscos, a adaptação às mudanças climáticas também é urgente. Nesse sentido, temos trabalhado em conjuntos com entidades públicas para melhorar a resiliência das infraestruturas e das populações, especialmente nos países em desenvolvimento.

Veja o vídeo que fala sobre as diversas iniciativas da AXA no sentido de mitigação de impactos das mudanças de clima: