Arquivos Notícia - AXA Brasil Website
AXA HELP: 0800 292 4357
AXA

Nosso Compromisso ESG

A AXA no Brasil está comprometida com os princípios, processos e boas práticas Ambientais, Sociais e de Governança (ASG), do inglês “Environmental, Social and Governance (ESG)”. Acreditamos na defesa dos direitos humanos e na importância de agir agora para mitigar as consequências do aquecimento global.

 

Direitos Humanos

Estamos comprometidos na defesa de direitos humanos reconhecidos internacionalmente, como definido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas, as normas fundamentais da Organização Internacional do Trabalho e os Princípios Orientadores para a implementação do Quadro das Nações Unidas “Proteção, Respeito e Remédio” (“Princípios de Ruggie”). Veja mais em nossa Política de Direitos Humanos.

A nossa política de Direitos Humanos baseia-se em uma avaliação utilizada para identificar os direitos humanos impactados pelas atividades empresariais das seguradoras (seguros, investimentos, operações) e para definir áreas prioritárias para a devida diligência de direitos humanos na AXA. A “Responsabilidade de respeitar os direitos humanos”, conforme estabelecido nos princípios de Ruggie, formou a base para essa avaliação e exige que as empresas:

  1. Evitem causar ou contribuir para os impactos adversos dos direitos humanos através de suas próprias atividades e abordar tais impactos quando ocorram;
  2. Busquem prevenir ou mitigar impactos adversos dos direitos humanos que estejam diretamente ligados às suas operações, produtos ou serviços por suas relações comerciais, mesmo que não tenham contribuído para esses impactos.

O escopo da avaliação incluiu, assim, os impactos dos direitos humanos da AXA em relação aos seus funcionários e clientes de seguros, bem como os impactos dos direitos humanos causados por nossos parceiros de negócios nas áreas de investimento, seguros e compras. Levando em conta a nossa capacidade de influenciar o cumprimento das normas de direitos humanos, a análise se concentrou em parceiros de negócios com os quais temos relações contratuais, bem como investimentos onde temos um nível significativo de controle.

A base para a identificação dos direitos humanos foi a Declaração Internacional de Direitos Humanos, constituída pela Declaração Universal dos Direitos Humanos (UDHR); o Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos (ICCPR); e o Pacto Internacional pelos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (ICESR).

A lista composta por mais de 35 direitos humanos foi analisada para determinar se uma seguradora poderia ter impactos adversos sobre eles ou se teria a capacidade de proteger ou mitigar possíveis violações desses direitos. Para cada direito humano foi determinada a relevância nas atividades empresariais realizadas pela AXA. A lista resultante de direitos humanos “relevantes” (ver apêndice da Política) foi então “agrupada” e usada como ponto de partida para analisar quais das nossas atividades empresariais podem impactar nos direitos humanos identificados. As seguintes atividades foram consideradas em escopo:

Seguro

Impactos diretos nos direitos humanos dos clientes; impactos indiretos sobre os direitos humanos de terceiros através de relações com clientes corporativos que são ativos em setores e/ou países com alto risco de direitos humanos.

Setores em risco

  1. Agricultura e alimentos (incluindo varejo)
  2. Construção
  3. Fabricação industrial
  4. Mineração e metais

Investimento

Impactos indiretos nos direitos humanos de terceiros por meio de investimentos em empresas que atuam em setores e/ou países com alto risco de direitos humanos.

Setores em risco

  1. Agricultura e alimentos (incluindo varejo)
  2. Fabricação industrial
  3. Mineração e metais
  4. Petróleo e gás

Aquisição

Impacto indireto nos direitos humanos de terceiros através de relações com fornecedores de nível 1 (outros fornecedores estão fora de alcance).

Relações com os funcionários

Impacto direto nos direitos humanos dos funcionários da AXA.

Os resultados dessa análise levaram ao desenvolvimento da Política de Direitos Humanos.

Plano de Vigilância

Recentemente, adotamos nosso Plano de Vigilância, indo além nos compromissos ESG. Nele constam nossos princípios relacionados às questões sociais e às questões ambientais, que demandam uma ação urgente no âmbito internacional.

Este plano, seguido globalmente pela AXA, reflete nosso compromisso com padrões internacionais gerais e setoriais específicos, como o Pacto Global da ONU, os Princípios das Nações Unidas para o Investimento Responsável e os Princípios das Nações Unidas para o Seguro Sustentável. Ele também determina normas e padrões a serem seguidos para identificar e prevenir graves violações dos direitos humanos e abusos ambientais. Veja na íntegra o Plano de Vigilância.

Dando um passo além em nossa Estratégia Climática, revisamos em 2021 a nossa política energética para fortalecer o apoio da companhia à transição net-zero e às energias verdes e de baixo carbono. Para nós é fundamental acelerar a transição do setor energético para um modelo mais sustentável, consistente com as trajetórias Net-Zero.

Código de Ética & Compliance

Para o nosso negócio, confiança é um ingrediente essencial para obter sucesso a longo prazo. Por isso, ter valores claros é indispensável para que nós – individual e coletivamente – tenhamos uma bússola moral, que nos ajude a encontrar a resposta certa quando confrontados com complexidades técnicas, prioridades que competem entre si e demandas conflitantes, elementos da realidade diária de nosso trabalho.

Assim como nossos Valores, nosso Código de Ética e Conduta foi criado para tornar claro o que é esperado de cada um de nós e da companhia, para que todos possam compreendê-los, respeitá-los e praticá-los. Acreditamos que só assim será possível continuar apoiando pessoas e empresas a irem além.

Para ler nosso Código de Ética e Compliance na íntegra, clique aqui.

O foco nos médios e pequenos negócios

O mercado de massificados apresenta enorme potencial de crescimento em seguros: no Brasil, são mais de 6,9 milhões de PMEs – que produzem cerca de 27% do PIB nacional. Para atuar nesse nicho, trazemos a expertise e a força do Grupo AXA, adaptando as soluções para a realidade brasileira, desenvolvendo uma relação de total transparência e proximidade com nossos parceiros, corretores e assessorias.

Atentos às oportunidades, revisitamos nosso produto de Condomínio a partir dos feedbacks que recebemos dos parceiros. Aprimoramos o processo operacional, oferecendo melhor experiência para o corretor e para o cliente, com soluções sob medida para cada tipo de condômino. Ainda, contamos com o seguro empresarial, que envolve os segmentos de comércio e serviços, e estamos ampliando o leque para o segmento industrial (pequenas indústrias) – que hoje representam cerca de 13% das PMEs brasileiras.

São ações que fazem parte do movimento de transformação da AXA, olhando o mercado de forma ampla para posicionar a companhia no segmento de massificados, com investimento em treinamentos, campanhas e encontros com os parceiros. Como exemplo destas iniciativas, realizamos recentemente o encontro com assessorias, em que apresentamos as novidades da AXA e desafiamos nossos parceiros a nos responder quais eram as principais vantagens – e os pontos de melhoria – em atuar junto à companhia. Foi uma troca muito rica e já temos algumas ações em prática e outras em nosso radar.

Temos um compromisso com essa colaboração, com a transparência e proximidade nas relações. Em todas as áreas, estamos atentos às opiniões e sugestões de nossos parceiros. O foco é revisitar o portfólio e criar novas possibilidades para que o corretor traga seus negócios para a companhia, e o sucesso desta empreitada está muito ligado ao fato de que estamos abertos para ouvir e construir junto com os corretores e as assessorias.

 

Clovis Silva – Superintendente de Produtos Massificados, Automóvel e Frotas

Pacto Global da Organização das Nações Unidas

Lançado em julho de 2000, o Pacto Global é uma iniciativa desenvolvida pelo ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan, com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção refletidos em 10 princípios. Essa iniciativa conta com a participação de agências das Nações Unidas, empresas, sindicatos, organizações não-governamentais e demais parceiros necessários para a construção de um mercado global mais inclusivo e igualitário. Hoje já são mais de 12 mil organizações signatárias articuladas por cerca de 150 redes ao redor do mundo. O Grupo AXA é signatário desde fevereiro de 2003.

Soluções de seguros

Nós apoiamos as tecnologias “verdes” em nossos produtos e serviços de seguros para clientes de varejo e para e empresas, sobretudo para o setor de energia eólica.

Por isso, assumimos os seguintes compromissos:

  • Comercializar € 100 milhões em seguros (prêmios) para  negócios “verdes” (energia renovável; edifícios ecológicos; veículos elétricos), por linha de negócio, considerando o desempenho de todo o Grupo.
  • Aumentar em 55 % até 2016 nosso prêmio bruto em energia eólica off-shore em relação a 2013.
  • Aumentar a nossa capacidade interna de energia eólica em resseguro interno para 450 milhões de euros (aumento de 80% em relação a 2013) e diversificar nossa presença geográfica fora da Europa.

De forma inovadora o Grupo oferece soluções de seguros para setores impactados pela mudança climática, como o seguro paramétrico. Em 2013, a AXA Corporate Solutions passou a oferecer esses seguros paramétricos em resposta aos eventos climáticos atípicos, como um inverno muito quente ou um verão muito chuvoso, situações que podem interromper a produção agrícola e deixar populações vulneráveis, especialmente em relação a segurança alimentar. Combinando o uso de imagens de satélite e um novo modelo econômico com compensação rápida e custos de administração de sinistros muito baixos, o seguro paramétrico permite que a AXA estenda  para países emergentes a cobertura baseada no clima.

Produtos para ajudar diminuir os impactos das mudanças climáticas

A AXA França incentiva a restauração e “alternativas verdes”, oferecendo pacotes como “Troubleshooting Pack” e “New Energies Pack” para clientes individuais. O Troublehooting Pack oferece substituição de um dispositivo por outro mais eficiente em termos energéticos. O New Energy Pack garante o equipamento de energia renovável e acompanha assim os clientes em seu compromisso ambiental.

A AXA Alemanha acompanhou o desenvolvimento de parques eólicos com soluções abrangentes que cobrem desde a fase de instalação, quebra de máquina até perda de negócios e responsabilidade civil. Esse projeto ofereceu a oportunidade de aumentar os conhecimentos essenciais em relação à subscrição. Somos uma das principais seguradoras de energia renovável ​​na Alemanha.

Seguro paramétrico: inovando para ajudar as populações a se adaptar às consequências das mudanças climáticas

AXA Corporate Solutions assinou uma parceria com o Global Index Insurance Facility (GIIF) do Banco Mundial para desenvolver o seguro paramétrico em países em desenvolvimento, principalmente na África, Ásia e América Latina.

Para oferecer soluções em países desenvolvidos, a AXA Venture Partner, o fundo de venture capital da AXA criou em fevereiro de 2015 a ClimateSecure, empresa que pretende fornecer soluções de prevenção e cobertura de seguros para setores sensíveis ao clima, como construção, transporte e agricultura.

AXA na COP 21

Como parceiro oficial da COP 21, o Grupo AXA reafirma a necessidade de todos, incluindo a sociedade civil e as empresas, apoiarem esse acordo que tem um ambicioso desafio climático , tanto para limitação a escala de emissões de carbono como para definir estratégias ambiciosas de resiliência.

Como investidor institucional, o Grupo AXA assumiu compromissos concretos para reduzir a magnitude das mudanças climáticas em maio de 2015, durante o “Dia do Clima Financeiro”.

Além da mitigação de riscos, a adaptação às mudanças climáticas também é urgente. Nesse sentido, temos trabalhado em conjuntos com entidades públicas para melhorar a resiliência das infraestruturas e das populações, especialmente nos países em desenvolvimento.

Veja o vídeo que fala sobre as diversas iniciativas da AXA no sentido de mitigação de impactos das mudanças de clima:

 

Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP FI)

Em abril de 2002, nos inscrevemos para fazer parte da UNEP FI, sigla em inglês para a Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente

O Programa criou essa iniciativa de acordo com o seu entendimento sobre o o importante papel que o setor financeiro pode desempenhar na promoção do desenvolvimento econômico, social e sustentável. Em conexão com a UNEP FI, trabalhamos em um Working Group de seguros, reunindo várias empresas líderes deste segmento para em conjunto analisar como podemos incorporar cada vez mais as questões de desenvolvimento sustentável no coração do nosso negócio. Foi esse grupo que redigiu os Princípio para a Sustentabilidade em Seguros da Organização das Nações Unidas descritos alguns tópicos acima.

Caring for Climate

AXA assinou o “Caring for Climate”, uma plataforma de liderança empresarial e voluntária voltada para empresas que buscam estar à frente de questões relacionadas às mudanças climáticas. Com o respaldo do Pacto Global da ONU, do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável e do Programa Ambiental da ONU, a plataforma foi projetado para promover soluções práticas, envolvendo opinião e políticas públicas.

AXA passou a fazer parte dessa iniciativa em 2008.