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AXA e Mudanças Climáticas

As mudanças climáticas têm efeitos diretos e indiretos na população e as economias do mundo.

Como impacto direto está o aquecimento global. As mais pesquisas recentes afirmam que até 2100 a temperatura do planeta vai subir pelo menos 2° C. Porém, os impactos disso estão acontecendo agora e são globais.

Eventos naturais extremos, como tempestades, inundações, furacões, tufões, secas e outros riscos são a prova disso. Ao longo dos últimos 50 anos, a frequência dessas catástrofes naturais relacionadas ao clima aumentou 5 vezes e o custo para a sociedade foi multiplicado por mais de 10. O desenvolvimento acelerado em regiões com alta exposição a riscos, somado aos efeitos das mudanças climáticas estão por trás desses números alarmantes. Em resumo, o custo global dos riscos associados às alterações climáticas foi estimado em 5% do produto interno bruto global (PIB).Se considerados os impactos indiretos esse custo aumenta para 20%.

Os impactos indiretos das mudanças climáticas envolvem riscos para a economia, a sociedade, a saúde, os movimentos migratórios e a geopolítica. Por exemplo, a propagação de doenças está totalmente relacionada com as condições climáticas. A medida que as variações climáticas se tornam mais imprevisíveis, o mesmo ocorre com as pandemias. As mudanças climáticas podem também desencadear movimentação de populações dentro e fora de fronteiras devido a eventos extremos ou mudanças nos padrões do clima local.

Como parte de uma grande rede de segurança global por trás da economia mundial e como alguns dos maiores investidores do mundo, as companhias de seguros, incluindo todas as linhas de negócios (saúde, vida, patrimônio), estão no front quando se trata de consequências econômicas causadas por riscos climáticos. Nesse sentido, nosso setor tem um papel fundamental para desempenhar para antecipar e mitigar esses riscos.

As companhias de seguros estão em uma posição privilegiada para aprofundar o conhecimento sobre riscos climáticos, oferecendo grandes contribuições para enfrentar as mudanças do clima.

Segurança no trânsito: desafios para o futuro

A AXA está comprometida com o sucesso da “Década de Ação pela Segurança no Trânsito”, da ONU, que tem como objetivo reduzir em 50% o número de mortos e feridos em acidentes de trânsito em todo o mundo.

Inovação Digital: como a AXA está mudando o seguro para seus clientes?

Um novo jeito de trabalhar

Inovação Digital. É um conceito que ouvimos o tempo todo, mas o que significa realmente no contexto do seguro? Durante o meu tempo no programa AXA Great Global Adventurer, procurei investigar o que é, porque é tão importante e como a integração da inovação digital da AXA em todas as facetas da empresa está mudando a forma como percebemos o seguro.

 

Inovando a experiência do cliente: de pagador a parceiro

Em primeiro lugar e acima de tudo, a AXA está mudando a cara do seguro, capitalizando as oportunidades que a inovação digital tem para oferecer para a experiência do cliente. Enquanto estava em Hong Kong, eu fui apresentada a Xtra by AXA, especialmente por Louis Charpigny, que trabalha como Diretor Sênior em Serviços Digitais e Inovação. Este é um aplicativo gratuito de bem-estar e coaching que usa um mecanismo de bate-papo de inteligência artificial (chatbot) para identificar e responder às consultas dos usuários sobre conteúdo relacionado à saúde. Você pode monitorar sua atividade diária graças a mais de 250 dispositivos compatíveis ou aplicativos móveis de bem-estar, gerenciar seu peso ao realizar os desafios de fitness e enviar mensagens a ‘Alex’, uma mistura de humano com chatbot  que ajuda usuários com uma ampla variedade de perguntas. O Xtra hoje está livremente disponível para todos em Hong Kong, seja você cliente da AXA ou não. Para mim, isso é um testemunho da forma como a AXA usa o digital para se associar às comunidades e contribui diretamente para quebrar as percepções sobre esse setor.

O desenvolvimento do aplicativo MyAXA é outro exemplo de como as entidades estão usando a inovação digital para responder aos temas sensíveis do cliente e exceder as expectativas. O MyAXA permite aos clientes acessar e gerenciar políticas de seguro a partir da conveniência de seu telefone. O que eu achei particularmente interessante sobre o aplicativo MyAXA foi o recurso personalizável para entidades. Esta não é uma tecnologia geral que foi distribuída globalmente. É uma plataforma que permite que cada entidade atenda às necessidades específicas de seu país/mercado. Foi incrivelmente interessante ouvir os funcionários sobre o tempo e o esforço que levaram para priorizar diferentes funções com base em uma análise aprofundada da experiência única de usuário.

Outro exemplo de como a AXA está alavancando a inovação digital para mudar as práticas de trabalho da indústria é através do estabelecimento de Centros de Comando de Mídia Social. Enquanto eu estava em Jacarta, tive a oportunidade de visitar um desses centros e a equipe que administra a operação. Os Centros de Comando de Mídia Social usam tecnologia avançada para monitorar conversas em plataformas de redes sociais em tempo real para garantir que as preocupações, consultas e sentimentos dos clientes sejam ouvidos e respondidos. Além da centralização do cliente, este espaço digital inovador dá apoio a vendas através de canais digitais e o escritório de Jacarta ainda está equipado com um mini estúdio de produção!

Em geral, a integração de novas tecnologias está na vanguarda do que a AXA diz sobre deixar de ser uma empresa pagadora de contas para tornar-se cada vez mais parceira de seu clientes. A inovação digital não só traz novas oportunidades para a AXA e seus clientes, mas também está mudando gradualmente para melhor a maneira como seus funcionários trabalham.

 

Estratégias inovadoras: colaborando com os melhores do negócio

Eu tinha pouca exposição ao conceito de inovação digital antes da AXA. Uma coisa que aprendi em muitas das minhas entrevistas foi a diferença entre inovações disruptivas e incrementais. A inovação disruptiva refere-se a um deslocamento de práticas existentes que mudam fundamentalmente um mercado. Em contrapartida, a inovação incremental refere-se a uma série de pequenas mudanças nas práticas existentes que tornam o mercado ou o serviço mais eficiente. Embora muitos dos exemplos fornecidos neste artigo atestem a inovação incremental, a verdadeira disrupção pode ser difícil de atingir dentro das restrições de uma grande empresa. Então, como AXA respondeu a essa realidade? Conheça o estúdio de start-up Kamet.

Kamet é uma estrutura fora da AXA, mas suportada por recursos do Grupo. A Kamet trabalha exclusivamente com empresários iniciantes dedicados a conceituar, lançar e acompanhar produtos e serviços completamente inovadores para clientes de seguros. Isso, em última instância, dá “idéias iniciais” para fundamentar os projetos verdadeiramente disruptivos em um ambiente ágil e flexível, com todos os benefícios de ter o apoio de uma instituição global.

A Kamet foi lançada no início de 2016 e opera a partir de Paris, Londres e Tel Aviv. Ela já lançou vários empreendimentos:

  • Padoa, uma plataforma digital de saúde ocupacional vendida como modelo SAAS para empresas
  • Qare, uma plataforma médica digital para expatriados franceses
  • Fixer, uma plataforma de manutenção on-demand lançada inicialmente no Reino Unido

A Kamet está dentro do ecossistema de inovação da AXA, ao lado da AXA Labs e AXA Strategic Ventures. Fora da Kamet, entidades individuais também estão alavancando parcerias digitais para responder aos seus próprios mercados. Isso dá à AXA a habilidade de pesquisar startups e empresas disruptivas no mercado de seguro e, em seguida, se associar a elas para garantir que elas estejam sempre na vanguarda das práticas digitalmente inovadoras.

Pegue a Trov, por exemplo, uma parceria no Reino Unido que está mudando não apenas a forma como compramos o seguro, mas os tipos de coisas que asseguramos para começar. O Trov é um aplicativo que permite aos usuários contratar seguros de itens específicos por um tempo definido sob demanda. Com o deslize de um botão, você pode ativar e desativar sua proteção, não há prêmios anuais, há um chatbot para assistência de sinistros e os usuários recebem uma cotação gerada instantaneamente com base no item e no modelo. Esta tecnologia torna o seguro acessível para uma camada da população, como os millenials, dando-lhes a capacidade de acesso à proteção de itens pessoais importantes, como câmeras, celulares ou laptops. Também responde ao desejo do consumidor de acesso instantâneo e simples aos serviços.

 

Uma mentalidade para o futuro

Quer se trate de entidades, parcerias, estratégias, novas tecnologias ou mudança da forma como trabalhamos – por trás de todos esses exemplos tangíveis de inovação digital na AXA estão os indivíduos que trabalham duro para transformar estes conceitos em realidade. É preciso coragem para revolucionar uma indústria tradicional. Você deve mostrar quantidades incríveis de determinação e resiliência para superar os contratempos de ser um catalisador de mudança. Os entrevistados com os quais falei reiteraram consistentemente que, no final do dia, foi a mentalidade inovadora que a AXA encoraja que permitiu que seus esforços se tornassem realidade

Esse sentimento de encorajar o pensamento aberto contribui para o propósito da AXA e foi expresso em uma entrevista recente do  CEO global, Thomas Buberl, quando ele compartilhou seu conselho com os iniciantes. Ele afirmou: “Seja aberto, aproveite todas as oportunidades que você tem para realmente  conhecer a si próprio e entender como você pode contribuir para o bem maior da sociedade, como expressado pelo propósito da empresa.

A inovação digital desempenha um papel fundamental na forma como a AXA está avançando para o futuro. O que talvez seja mais emocionante, no entanto, é o fato de que este é apenas o começo. Ainda há muito espaço para crescimento, desenvolvimento e mudança. Então, para aqueles que lêem isso, se você é um funcionário atual ou potencial, cliente ou possível colaborador – eu deixo duas perguntas. Em primeiro lugar, você é apaixonado pela inovação digital e por todas as suas possibilidades no seguro? E, em segundo lugar, como você, junto com a AXA, pode deixar sua marca na indústria de seguros?

Até a próxima,
Chelsie