A cada ano os acidentes de trânsito matam cerca de 1,2 milhão de pessoas no mundo além de deixarem entre 20 e 50 milhões de feridos, de acordo com o Banco Mundial e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Sem ações de combate adequadas e medidas envolventes de conscientização, esses números alarmantes tendem a crescer, sobretudo em países em desenvolvimento. Além de ser uma questão de saúde pública, a falta de segurança nas estradas é um dos grandes entraves globais para o desenvolvimento da economias. Os acidentes geram um forte impacto econômico, com custos que variam entre 1% e 5% do Produto Interno Bruto (PIB) anual de cada nação.

Nesse contexto, em maio de 2011, a ONU lançou a “Década de Ação pela Segurança no Trânsito” com o objetivo de reduzir em 50% o número de acidente de trânsito. Governos e instituições de todo o mundo comprometeram-se em investir e implementar novas medidas para prevenir acidentes de trânsito.

O Grupo AXA também está engajado nessa iniciativa e vem atuando em quatro frentes de trabalho para contribuir com as metas da ONU:

  • Construção de parcerias com entidades públicas, como o IFC, braço do Banco Mundial
  • Promoção de ações de conscientização
  • Formatação de produtos que contemplem mecanismos de incentivo e promoção da segurança no trânsito
  • Financiamento de linhas de pesquisa para soluções de mitigação de riscos relacionados ao trânsito

Como parte das ações, em novembro de 2015 Brasília sediou a “2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança Rodoviária: Tempo para Resultados”. Mais de 1.500 participantes e representantes de 150 países se reuniram com membros das Nações Unidas (ONU) para discutir a aceleração de iniciativas da Década.

Na ocasião, a AXA, o IFC (braço financeiro do Banco Mundial) e o Banco Mundial organizaram um painel de debates composto por executivos de seguradoras e agentes de políticas públicas para falar sobre o papel do seguro na promoção da segurança no trânsito, particularmente em países com renda per capita abaixo da média preconizada pela ONU.

Nesse evento, empresas de seguros presentes confirmaram seu compromisso de trabalhar para o sucesso da Década de Ação das Nações Unidas, contribuindo com ações de segurança no trânsito e reafirmando o papel fundamental do setor de seguros no apoio à causa.

Vídeos: