As mudanças climáticas têm efeitos diretos e indiretos na população e as economias do mundo.

Como impacto direto está o aquecimento global. As mais pesquisas recentes afirmam que até 2100 a temperatura do planeta vai subir pelo menos 2° C. Porém, os impactos disso estão acontecendo agora e são globais.

Eventos naturais extremos, como tempestades, inundações, furacões, tufões, secas e outros riscos são a prova disso. Ao longo dos últimos 50 anos, a frequência dessas catástrofes naturais relacionadas ao clima aumentou 5 vezes e o custo para a sociedade foi multiplicado por mais de 10. O desenvolvimento acelerado em regiões com alta exposição a riscos, somado aos efeitos das mudanças climáticas estão por trás desses números alarmantes. Em resumo, o custo global dos riscos associados às alterações climáticas foi estimado em 5% do produto interno bruto global (PIB).Se considerados os impactos indiretos esse custo aumenta para 20%.

Os impactos indiretos das mudanças climáticas envolvem riscos para a economia, a sociedade, a saúde, os movimentos migratórios e a geopolítica. Por exemplo, a propagação de doenças está totalmente relacionada com as condições climáticas. A medida que as variações climáticas se tornam mais imprevisíveis, o mesmo ocorre com as pandemias. As mudanças climáticas podem também desencadear movimentação de populações dentro e fora de fronteiras devido a eventos extremos ou mudanças nos padrões do clima local.

Como parte de uma grande rede de segurança global por trás da economia mundial e como alguns dos maiores investidores do mundo, as companhias de seguros, incluindo todas as linhas de negócios (saúde, vida, patrimônio), estão no front quando se trata de consequências econômicas causadas por riscos climáticos. Nesse sentido, nosso setor tem um papel fundamental para desempenhar para antecipar e mitigar esses riscos.

As companhias de seguros estão em uma posição privilegiada para aprofundar o conhecimento sobre riscos climáticos, oferecendo grandes contribuições para enfrentar as mudanças do clima.