Nós da AXA, como Grupo global, coordenamos em 41 países em que possuímos subsidiárias, gestores e funcionários dedicados à análise de indicadores ambientais, metas de desempenho e compartilhamento de melhores práticas sustentáveis.

Para facilitar esse processo de coleta de dados ambientais, o Grupo desenvolveu uma ferramenta interna de relatórios que centraliza o recolhimento, a consolidação e a análise dessas informações ambientais locais.

Desde 2011, para garantir a qualidade dos dados, uma assinatura formal do Diretor Financeiro (CFO) local foi integrada no processo do relatório.

Desenvolvemos em 2016 uma pesquisa disponível em 41 países e em 22 idiomas sobre sobre transporte com o objetivo de estimar a quantidade de emissões de CO2 relacionadas ao trabalho em casa e aumentar a conscientização dos funcionários sobre meios de transporte alternativos.

Para aumentar o componente educacional do questionário, uma página de resultados foi desenvolvida para providenciar aos funcionários com uma comparação da emissão anual de CO2 de deslocamento ao trabalho. Além disso, várias dicas sobre proteção do meio ambiente ficavam disponíveis. A pesquisa, além de aumentar a conscientização dos colaboradores sobre mudanças climáticas, ajudou no refinamento da pegada de carbono estimada pelo Grupo, revelando a parcela referente ao deslocamento para o local de trabalho.

Certificação / auditoria ambiental

A PricewaterhouseCoopers, uma das empresas de auditoria oficiais da AXA SA, analisou o processo de relatório ambiental (protocolo ambiental, ferramenta de relatório, organização), assim como os processos de coleta de dados de dez importantes entidades européias, asiáticas e americanas. A declaração de confiabilidade dos auditores foi incluída no Relatório de Responsabilidade Corporativa e de Atividade. Em 2016, apenas 50 sites receberam algum tipo de certificação ambiental.

Redução do impacto ambiental

Os indicadores ambientais da AXA podem ser encontrados no Relatório Integrado Anual do Grupo e também no Relatório Anual do Grupo.

Energia

Consumo de energia

O consumo de energia fóssil é o principal agente emissor de CO2 em todo o mundo. Para reduzir as nossas emissões de CO2 pelo consumo de energia contamos com medidas de aumento da eficiência energética, conscientização ambiental dos colaboradores e, na medida do possível, aquisição de eletricidade de fontes de energia renováveis.  Nosso consumo de energia por FTE diminuiu 4% em 2016 se comparado com o ano anterior. Tivemos avanços significativos para reduzir sua pegada de energia, como:

AXA Technology Services possui um programa chamado Green IT que tem como base atualizações de servidores, consolidação e virtualização de data centers, atualizações de PC e gerenciamento de energia. O consumo total de serviços de tecnologia da AXA teve redução em 2016 de quase 7% quando comparado com 2015, o que representa uma queda líquida de quase 4 GWh. O consumo de energia nos centros de dados diminuiu 2% e atingiu 43 GWh em 2016, o que representa uma redução líquida de 1 GWh.

Algumas unidades melhoraram sua eficiência energética ao renovar suas instalações elétricas. O escritório no Japão, por exemplo, mudou a iluminação para LEDs em um dos seus call centers e renovou o seu ar condicionado reduzindo consideravelmente o consumo de energia.

Outras unidades optaram por edifícios mais eficientes em energia, no caso daquelas que mudaram de  localização (AXA Marrocos, por exemplo).

Em 2016, a proporção de energia renovável consumida pelas instalações da AXA era de quase 53%. Nesse mesmo ano, todas as entidades francesas (AXA France, AXA Corporate Solutions France) mudaram seu mix de eletricidade para fontes 100% renováveis.

Emissões de CO2

Transporte, papel e energia

As emissões de CO2 são um dos principais fatores das mudanças climáticas e as empresas têm um papel fundamental a desempenhar para reduzir esses índices. Além dos objetivos e iniciativas descritos acima, nós também nos comprometemos a adotar “Alvos baseados em ciência” (sciencebasedtargets.org) para reduzir as emissões de Gás Efeito Estufa. As metas incorporadas são consideradas científicas, se estiverem alinhadas ao nível de “descarbonização” necessário para manter o aumento da temperatura global abaixo de 2 graus Celsius, conforme mencionado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas.

Nossas emissões de CO2 por FTE relacionadas às viagens, papel e negócios (frota aérea, ferroviária e automóvel) diminuíram 2% entre 2016 e 2015. Dessas emissões de CO2 50% estão relacionadas ao consumo de energia, 29% das viagens de negócios (ar e trem), 14% da frota de veículos da AXA e 7% do papel. O Grupo implementou as diretrizes de viagens ambientais desde 2011 para reduzir as emissões de GEE. Algumas unidades adaptaram essas diretrizes para atender às suas necessidades locais. Por exemplo, a AXA da Alemanha, foi uma das primeiras empresas do país a implementar um programa de “transporte flexível”, um tipo inovador de mobilidade em que colaboradores são livres para usar os veículos compartilhados para negócios e necessidades pessoais ajudando assim a reduzir a frota de carros da empresa. Para promover a mudança para a mobilidade elétrica, a AXA Suíça lançou o programa “e-Mobility” e começou a instalar bases de recarga para colaboradores. Para incentivar os funcionários a reduzir as viagens no Grupo como um todo foram instaladas 50 salas de videoconferência.

 Água

Consumo de água

A escassez de água é uma preocupação global e está sendo impulsionada por fatores como crescimento acelerado da população, urbanização e aumento da demanda por recursos naturais. É por isso que a gestão inteligente da água tem um papel tão importante no uso sustentável deste recurso. Dando continuidade aos nossos esforços de anos anteriores, o consumo de água da AXA por FTE diminuiu quase 6% em 2016. Desde 2008, as unidades da AXA amadureceram o gerenciamento e qualidade do report do padrões de consumo de água. As iniciativas recentes  incluem instalação de sensores de água em banheiros da AXA França e ações de economia de água em diversas unidades.

Papel

Consumo de papel

As florestas, além de habitat chave da biodiversidade, atuam como drenos para o carbono natural. Os processos de produção de papel que não seguem uma conduta sustentável ​​ameaçam esse equilíbrio. Com essa preocupação, em 2015 assinamos um compromisso na plataforma “We Mean Business” (www.wemeanbusinesscoalition.org)  que prevê o desmatamento baseado em commodities das cadeias de abastecimento até 2020. De acordo com esse propósito, implementamos uma política para obter 95% do papel que usamos de fontes recicláveis e de florestas geridas de forma sustentável. Em 2016, 61% do papel de escritório e 69% do papel de marketing e distribuição que usamos foi proveniente de fontes recicladas. Para promover este tipo de papel, desde 2011, o Grupo exige papel de escritório ecológico como padrão mínimo para as principais unidades.

Também estamos trabalhando para diminuir o consumo de papel. Entre 2015 e 2016, nosso consumo de papel de escritório por FTE diminuiu 13% . Um número significativo de escritório implementou políticas de impressão para ajudar a diminuir o consumo de papel no escritório, incluindo redução do número de impressoras.

Desperdício

Gestão de resíduos e economia circular

Para administrar melhor nossos resíduos seguimos princípios da economia circular, da reciclagem e da reutilização e melhor aproveitamento do ciclo de vida dos produto. Em alguns escritórios, como na Bélgica e Suíça, por exemplo foram criados processos de triagem de resíduos, que aumentam o volume processado.

Em relação à reciclagem de cartuchos de impressora e toners, diminuímos em  de 68% para 62% em 2016. A unidade de negócios de TI da AXA, AXA Technology Services, para o qual esse desperdício eletrônico é muito relevante,  foi a que mais contribuiu para esse esforço, já que trabalha em conformidade com a Diretiva de Resíduos de Eletrônicos e Equipamentos Elétricos (WEEE).

O desperdício de alimentos é classificado em 75 lanchonetes do grupo. Desde 2014, 4 locais na Região de Paris passaram a reciclar resíduos orgânicos. Na sede da AXA na França, o resíduo alimentar é coletado separadamente em recipientes orgânicos para reciclagem. Desde 2016, essa lanchonete também foi certificada como um “Restaurante Verde”.

Também estamos cientes do papel que podemos desempenhar como seguradora para fomentar a economia circular. O BlaBlaCar, um serviço francês de compartilhamento de carros, e a AXA França lançaram o primeiro seguro de viagem para esse tipo de mobilidade. Os membros da BlaBlaCar têm coberturas de seguro adicionais gratuitas fornecidas por nós na França. Nós e o BlaBlaCar trabalhamos juntos para adaptar o produto de seguro especialmente para viagens de longa distância na Europa.