Futuro do seguro

O Blockchain (ou protocolo da confiança) tem levantado muitas questões. Alguns dizem que vai mudar o mundo, alguns têm mais dúvidas. Uma coisa é certa: blockchain é uma tecnologia que vale a pena ser estudada, com o potencial de despedaçar setores industriais inteiros. Será que o blockchain colocará um fim nos bancos, impedirá fraudes ou a corrupção, e até permitirá aos cidadãos produzir e vender sua própria energia? Aqui estão as nossas previsões sobre a revolução blockchain!

 

Previsão 1: A ascensão do blockchain colocará um fim nos bancos

A tecnologia blockchain é uma ameaça para o futuro dos bancos? Alguns dizem que sim, mas a resposta não é tão simples.

A grande atração do blockchain é sua promessa de eliminar o sistema de confiança tripla (do inglês trusted third party ou TTP), garantindo a confiabilidade de transações peer-to-peer (P2P) sem um intermediário. Mas o papel principal dos bancos é precisamente isso – agir como um terceiro confiável e garantir a segurança das transações entre indivíduos e/ou empresas. Então, os bancos são uma coisa do passado?

Não exatamente. Primeiro, porque os próprios bancos podem usar a tecnologia blockchain para reduzir seus custos, tanto como fornecedores de soluções de pagamento quanto como fornecedores de produtos de poupança. Em segundo lugar, o bitcoin e outras criptomoedas constituem uma nova classe de ativos que os bancos – como investidores, operadores intermediários e fornecedores de produtos de poupança – podem rentabilizar. Alguns fundos já oferecem investimentos em moedas como bitcoin e trabalham para que esses investimentos em criptomoedas sejam incluídos em veículos de investimento tradicionais. Por exemplo, a Grayscale Investment, Winklevoss Bitcoin Trust e SolidX pediram à autoridade reguladora dos EUA para criar um fundo negociado em bolsa (ETF) com base no preço da bitcoin.

Considerando tudo, o blockchain definitivamente vai revolucionar o setor bancário, mas, no curto prazo, os bancos provavelmente adotarão a mesma tecnologia.

A longo prazo, no entanto, projetos como bitcoin e sua sobreposição da Lightning Network podem ser um concorrente feroz no negócio de pagamento, atualmente dominado por bancos. A sobreposição da Lightning Network permite diferir o envio de dados da transação para o blockchain e registrar apenas o saldo das transações. Isso permite um maior volume de negociação e transações. Além disso, as Ofertas iniciais de Moedas (no inglês Initial Coin Offerings ou ICO) fornecerão um meio para que algumas empresas levantem fundos usando o blockchain e contornem as restrições que se aplicam aos fundos de investimento tradicionais. As ICOs podem se tornar mais generalizadas, primeiro interrompendo a atividade de angariação de fundos e, em seguida, substituindo-as.

 

Previsão 2: Com a tecnologia blockchain, as pessoas poderão produzir e vender sua própria energia

Um sonho se realiza para todos aqueles que temem a chegada de sua conta de energia elétrica mensal! A ideia de produzir e vender energia usando blockchain pode não ser tão forçada quanto parece.

Na verdade, com a SolarCoin, a venda de eletricidade autoproduzida já é uma realidade. SolarCoin é uma criptomoeda gerada pela produção de energia solar: qualquer proprietário de um sistema fotovoltaico solar, seja um indivíduo ou uma empresa, pode ganhar SolarCoins. Hoje, o blockchain também permite certificar a quantidade de energia comercializada e vendida, usando sistemas como o TransActive Grid. Este sistema cooperativo do Brooklyn, em Nova York, desempenha o papel de uma rede elétrica local e permite que as famílias do bairro troquem eletricidade de forma segura e descentralizada. Mas essas redes são raras, limitadas a uma área com alguns milhares de residentes no máximo.

Isso significa que há um problema e ele pode ser definido em duas palavras: armazenamento e distribuição. Atualmente, as energias renováveis são difíceis de armazenar. Se você instalar painéis solares em seu telhado, você pode ter seu consumo imediato de eletricidade, mas você não pode armazená-lo para usá-lo mais tarde. Negociar eletricidade requer infraestrutura de armazenamento, o que ainda é muito caro para o consumidor médio.

Enquanto soluções de armazenamento acessíveis não estiverem disponíveis, a negociação de energia P2P em grande escala não é uma opção. Iniciativas estão sendo tomadas para superar esse obstáculo, como o Tesla Powerwall, um dispositivo que permite o armazenamento de energia renovável em casa. Mas este equipamento está longe de estar amplamente disponível por enquanto.

Se estivesse, aconteceria uma mudança radical na rede elétrica? É incerto. A rede de telecomunicações é um exemplo de um sistema centralizado que a rede de internet P2P não tornou obsoleta. Além disso, transmissão através de linhas de alta voltagem reduz perdas, ter uma rede centralizada de dois níveis com alta voltagem e linhas de distribuição provavelmente será a norma por muitos anos.

Os avanços científicos na supercondutividade, ou seja, o desenvolvimento de materiais com zero resistência ao transportar eletricidade, acabará por eliminar perdas na grade. Acrescente isso a uma melhor captura de energia e equipamentos de armazenamento, e podemos imaginar um sistema de produção e distribuição de energia P2P sustentável.

 

Previsão 3: Será que o blockchain impedirá fraudes e a corrupção?

O blockchain funciona como um livro de contas completamente descentralizado, verificado em tempo real por milhares de pessoas em todo o mundo. É por isso que se diz que é inviolável. Mas é mesmo?

Até agora, o blockchain mais conhecido, o blockchain do bitcoin, confirmou a verdade da declaração. Ninguém conseguiu piratear o sistema para forjar um documento ou roubar  dinheiro.

No entanto, todos os sistemas de blockchain não garantem o mesmo nível de segurança: o consenso pode ser alcançado de várias maneiras – usando prova de trabalho, prova de participação, tolerância prática de falhas bizantinas, Paxos, etc. – e empregam criptografia de eficácia variável. Considerando a fraqueza técnica de alguns tipos de consenso, pode-se dizer que eles prejudicam o próprio conceito do blockchain.

Além disso, mesmo que aceitemos que a tecnologia é segura, tudo fora da tecnologia não é. Por exemplo, dizem que o blockchain pode ser usado para validar diplomas. Verdade, uma vez que um diploma entra na rede, não pode mais ser alterado. Mas nada impede que uma pessoa crie um diploma antes de depositar no blockchain. Portanto, a segurança também deve ser garantida fora do sistema, o que não está, estritamente falando, sob a responsabilidade do sistema de blockchain. Também é necessário saber quem está inputando dados no blockchain, se essa pessoa possui uma chave segura, etc. Toda a arquitetura da solução fora do próprio blockchain deve ser segura e não atacável para um elemento ou documento que não seja uma parte integrante do blockchain possa ser negociado sem risco.

Na área de pagamentos e contabilidade, o bitcoin é particularmente adequado para acabar com a fraude contábil. Todas as transações bitcoin podem ser rastreadas e facilmente agrupadas em um sistema contábil. O Bitcoin também pode facilitar tarefas como declarar o imposto (o que seria feito automaticamente) e permitir que as autoridades fiscais verifiquem diretamente a precisão das demonstrações financeiras corporativas. No entanto, isso implica um paradigma em que todos os pagamentos são feitos em bitcoin, o que provavelmente nunca acontecerá. Atualmente, bitcoin é uma moeda suplementar, além das moedas legais comumente usadas, como o euro, o dólar e a libra. No futuro, é provável que as criptomoedas alternativas, como o Monero, a Zcash ou o Bitcoin “v2”, reforcem a privacidade dos dados para que as informações sobre transações financeiras usando o blockchain não se tornem publicamente acessíveis: em suma, combinarão os benefícios de segurança do blockchain com uma maior privacidade em torno dos dados que ele contém.