“O foco, o primeiro pilar da nossa estratégia, é sobre tomar medidas hoje para garantir que entregaremos o que nossos públicos esperam de nós. Ao mesmo tempo, o segundo pilar significa transformar nossa empresa para assegurar o crescimento de amanhã.”
Thomas Buberl, CEO do Grupo AXA
Foco
Tem a ver com a maneira que entendemos nosso negócio e como priorizamos nossas decisões
- Vamos crescer mantendo a rentabilidade, com foco em seguros para empresas, soluções em previdência e saúde, com especial atenção ao mercado asiático
- Para manter a rentabilidade, precisamos ser eficientes. Em nenhum outro momento, tivemos acesso a tanto conhecimento e a ferramentas tão poderosas. Para nós, ser eficiente significa tirar o máximo proveito da tecnologia e integrar o Big Data aos negócios
- Tudo isso com especial atenção ao nosso desempenho. Solidez financeira é um ativo essencial para o nosso negócio.
Transformação
Tem a ver com as transformações que vamos promover na interação com todos os nossos públicos
- Vamos promover uma nova experiência para nossos consumidores, sempre em busca de sermos mais simples, disponíveis e humanos. Isso passa pela criação de novos serviços conectados às demandas de nosso tempo e por processos e soluções digitais.
- Para nós, uma marca simples e humana, pode ser resumida como uma marca parceira, que reflete nosso propósito de entregar mais do que um ressarcimento financeiro e de trabalhar junto com parceiros e clientes na prevenção, na gestão de riscos e na construção de uma cultura de segurança.
- Isso tudo só é possível se nosso pessoal estiver engajado nesse propósito e apto a desenvolver as novas capacidades que um ambiente cada vez mais tecnológico vai exigir de todos nós. Por isso, nossa cultura organizacional é ponto de partida importantíssimo para continuarmos nos aprimorando através de treinamento. Da mesma forma, aprimoramos continuamente nossos processos seletivos para recrutar pessoas que tenham afinidade com nossos valores e nosso propósito.
Nossa estratégia é norteada pelo nosso maior propósito: empoderar clientes, colaboradores e parceiros para que vivam melhor e desenvolvam seus negócios da maneira mais próspera possível.
Metas financeiras
Nossas metas estão conectadas com as prioridades que estabelecemos no nosso plano estratégico Ambição 2020: manter nossa trajetória de crescimento e acelerar nossa transformação, sempre oferecendo nosso melhor aos clientes.
- Margem por ação
Até 2020 nossa previsão é aumentar nossa margem por ação de 3% para 7%.
- Ajuste do ROE (Retorno sobre o Patrimônio)
Em 2016 estimamos que o ROE da AXA está em 12%. Em 2020 nossa meta vai elevar o índice para 14%.
- Aumento da operação global com fluxo de caixa livre
Queremos incrementar a saúde financeira do grupo e para isso temos como meta aumentar o fluxo de caixa livre de € 28 para € 32 bilhões até 2020.
- Solvência II
Atualmente nosso índice de Solvência II (que segue o regime votado pelo Parlamento Europeu) é de 170%, 20 p.p. acima dos 150% propostos pelo mercado. Até 2020, nosso objetivo é elevar esse índice para 230%, o que aumenta consideravelmente nossa capacidade de cumprir nossos compromissos e obrigações, garantindo a continuidade de nossas operações mesmo diante de um evento adverso.